Estrada Real – Itambé do Mato Dentro

A Estrada Real é cheia de surpresas. Os olhos ficam acostumados com a arquitetura antiga dos centros históricos, e com a diversidade de cachoeiras que podemos encontrar por todo o caminho. Mas um atrativo que não esperávamos era encontrar pinturas rupestres.

Já havíamos visto uma pequena pintura na trilha em que fizemos em Conceição de Mato Dentro. Mas o local que encontramos desta vez era mais rico!

Foi em Itambé de Mato Dentro que vimos placas sinalizando a existência destas pinturas. Não pudemos conter a curiosidade e seguimos as placas para encontrar o local.

Numa estrada sem saída encontramos o sítio que protegia as pinturas. A dona da casa nos atendeu e mostrou o caminho até as rochas. A vista de onde estávamos parecia que seria um longo caminho de desce e sobe. Mas descobrimos que nos aguardava somente um curto e íngreme morro até avistarmos as primeiras pinturas. E eram várias, em diferentes alturas na pedra. As mais altas estavam mais preservadas, com cores mais vivas. Havia algumas pinturas de peixes, o que nos fez imaginar se ali, naquela secura toda, um dia houve peixe. E certamente sim. A vista do vale desviava os nossos olhos da parede de pedra para vislumbrar o horizonte. Deve ser lindo ver o pôr do sol dali.

Ao nos despedirmos, seguimos para Itambé do Mato Dentro. Encontramos alguns campings na pequena cidade, mas decidimos dormir num posto próximo a um supermercado. Desta vez, o posto não era 24 horas. Mas a sensação de segurança do local nos permitiu dormirmos tranquilos, e solitários naquele posto.

About Manu

Sou bicho do mato! Amo me sentir presente na natureza como se fosse parte dela. E sou apaixonada por pessoas, ouvir suas histórias e me encantar com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.